9 9223-8585
NOTÍCIAS
15.03.2013 - 18h07
Governo garante fechamento do semiaberto e construção de um presídio fechado em Venâncio Aires
Anúncio foi feito durante audiência pública na Câmara de Vereadores

Público lotou o Plenário Vicente Schuck

Agora está confirmado. O governo estadual garantiu o fechamento do semiaberto de Estância Nova e construção de um presídio fechado em Venâncio Aires.

A confirmação foi dada na tarde desta sexta-feira (15), durante audiência pública da Assembleia Legislativa na Câmara de Vereadores do município. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Segurança da Assembleia, deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), e reuniu autoridades regionais e representantes da comunidade local.

O plenário Vicente Schuck ouviu manifestações favoráveis e contrárias ao projeto, que visa a construção de presídio de 529 vagas para o regime fechado e 150 para o semiaberto.

O representante do Governo do Estado, superintendente da Susepe, Gelson dos Santos Trieslebem garantiu o fechamento do semiaberto existente em Estância Nova e o repasse dos dois prédios atuais à Administração local.

Entre os vereadores, mantiveram-se as opiniões colocadas em outras oportunidades: os parlamentares da situação apoiaram o projeto enquanto os de oposição ao executivo são contrários.

Em seguida, seis representantes da comunidade inscreveram-se para manifestações. Iracema da Silva Souza, integrante do movimento popular da sociedade civil organizada de Venâncio Aires, defendeu o uso de tornozeleiras nos atuais apenados e um reforço no policiamento.

Os representantes da Polícia Civil local, Brigada Militar, Ministério Público, Defensoria Pública e Judiciário colocaram-se favoráveis ao projeto de construção do novo presídio em substituição ao atual semiaberto.

O prefeito Airton Artus solicitou que sejam formalizadas através de documento entre Município e Estado pelo menos três cláusulas que considera fundamental para a construção do novo presídio: a garantia de fechamento do atual semiaberto, criação de Vara de Execuções Criminais na região e respeito ao efetivo de presos conforme a capacidade anunciada.

Conforme o Governo do Estado, a assinatura do contrato do novo presídio deverá acontecer até terça-feira da próxima semana. As obras estão previstas para iniciar em 48 horas após a confirmação do acordo. O Presídio de Venâncio Aires deverá estar pronto em no máximo oito meses.
Terra Esportes
Apresentação: Daniel Heck
2ª feira, das 19h às 21h