9 9206 3672
NOTÍCIAS
01.05.2019 - 18h05
Confira como foi abertura da 15ª Fenachim
O evento, que homenageia a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, teve ainda brinde com chimarrão
Por Cristiano Wildner / 16.776
Fonte: Rádio Terra FM

Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

Brinde com chimarrão encerrou cerimônia de abertura da festa

A festa que reúne amigos e tem sabor de tradição foi aberta oficialmente com desfile temático e pronunciamentos de autoridades municipais e estaduais. A 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim 2019), que começou ontem pela manhã, 1º, já no primeiro dia teve grande presença de público no Parque Municipal do Chimarrão. O evento, que homenageia a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, teve ainda brinde com chimarrão e descerramento de fita que marcou a abertura do Pavilhão de Exposições.

O desfile temático, que reuniu 10 carros alegóricos e 34 alas, teve a participação superior a duas mil pessoas. As etnias alemã, portuguesa, negra, indígena e a cultura gaúcha foram valorizadas, assim como as peculiaridades dos distritos que compõem o interior do município. O desfile, que durou mais de uma hora, ficou concentrado no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, na ERS-244, em frente ao Parque.

ABERTURA OFICIAL

A presidente executiva da Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, destacou o grande envolvimento de voluntários para a organização da festa. “A Fenachim já está dando lucro, pelo envolvimento que está gerando com os clubes de serviço, comunidades do interior e da cidade. Ao longo dos nove dias estarei agradecendo a cada um que colaborou com a festa. O desafio foi aceito e estamos cumprindo o que planejamos, de fazer uma Fenachim grande, comunitária e com cunho social”, destacou.

ENTRE AS MAIORES

“Todos os presidente que estiveram à frente da Fenachim foram importantes por terem contribuído de forma marcante para o crescimento do evento. Hoje, a Fenachim é uma das dez maiores festas do Rio Grande. Viva o Rio Grande, viva a Fenachim”, destacou o prefeito Giovane Wickert, em seu discurso na abertura do evento. Também discursaram o presidente do Legislativo, Eduardo Kappel; o deputado federal, Heitor Schuch; o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile; e o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota.

CORTE

A corte, formada pela rainha Lavínia Wachholz Naue e pelas princesas Thaíse Fagundes e Andressa Halmenschlager, destacou na abertura da festa as atrações e a hospitalidade local.
Missa Igreja Matriz
Domingo, 8h30min às 9h30min