9 9206 3672
NOTÍCIAS
14.05.2019 - 13h43
Estudante venâncio-airense da Univates tem artigo publicado em revista internacional
O trabalho é intitulado "Avaliação de diferentes métodos de extração de nanocelulose a partir de resíduos de erva-mate"
Por Rádio Terra FM
Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

O estudante de Engenharia Química da Universidade do Vale do Taquari (Univates) Marcos Aurélio Dahlem Júnior teve um artigo científico de sua autoria publicado na revista internacional Carbohydrate Polymers no mês de abril de 2019. O estudo, intitulado 'Evaluation of different methods for extraction of nanocellulose from yerba mate residues' (Avaliação de diferentes métodos de extração de nanocelulose a partir de resíduos de erva-mate), nasceu do trabalho de conclusão de curso do formando que é morador de Venâncio Aires.

Conforme explica o Doutor André Luis Catto, professor do curso de Engenharia Química da Univates, o artigo desenvolvido por Dahlem teve como objetivo a obtenção de nanocelulose a partir de um resíduo de fibra vegetal proveniente da região do Vale do Taquari, avaliando diferentes métodos de extração e visando a futuras aplicações na área de nanotecnologia. 'Oriento o Marcos em seu trabalho de conclusão desde o último semestre de 2018 e, neste estudo, pesquisamos diferentes formas de tratamento para obtenção de nanocelulose a partir de resíduos de erva-mate', destaca. Catto e outras duas docentes da Univates, as professoras Cleide Borsoi e Betina Hansen, desenvolvem estudos e trabalham em um projeto de pesquisa sobre compósitos poliméricos com fibras vegetais, do qual Dahlem também faz parte.

Catto explica que o projeto trabalha com reaproveitamento de fibras vegetais da região do Vale do Taquari, como de erva-mate, engaço de uva e bagaço de malte, a partir dos quais são produzidos materiais compósitos com matriz polimérica. 'Objetiva-se, sobretudo, a criação de novos materiais unindo diferentes resíduos pós-consumo e agroindustriais para aplicações mais nobres. Dessa forma, conseguimos reduzir a geração de resíduos e o impacto ambiental', complementa o professor. A pesquisa desenvolvida por Dahlem em seu trabalho de conclusão teve um enfoque diferenciado. Priorizou o reaproveitamento de fibras vegetais de erva-mate na busca de nanocelulose, que são partículas de celulose em dimensões nanométricas que vêm ganhando destaque em diversas aplicações, devido às suas excelentes propriedades mecânicas, químicas e ópticas.

A publicação do artigo científico de Dahlem representa, para o curso de Engenharia Química, um grande feito. De acordo com Catto, 'a conquista do Marcos pode incentivar outros estudantes, estimulando a produção de pesquisas e o reconhecimento acadêmico'. Ainda, segundo o docente, a infraestrutura que a Univates oferece contribui para o desenvolvimento de atividades práticas e para a troca de experiências entre alunos e professores da graduação.
Café com Notícias
Apresentação: Binho Nunes
2ª a 6ªfeira, 7h às 10h. Sábado, 6h às 7h