9 9206 3672
NOTÍCIAS
01.09.2018 - 08h31 - Atualizado em 01.11.2018 - 07h48
Balão cegonha gigante no céu de Venâncio Aires
Balão de Curitiba, no Paraná, participará da segunda edição do evento que ocorre na próxima semana, de 6 a 9 de setembro
Por Rádio Terra FM
Fonte: Jornal Folha do Mate

Foto: Divulgação

Balão gigante possui cerca de 55 metros de comprimento e pesa cerca de 400 quilos

Um balão em formato de cegonha, medindo cerca de 55 metros de comprimento, irá cruzar o céu de Venâncio Aires. Esta é uma das atrações confirmadas do 2º Festival de Balonismo de Venâncio Aires que ocorre nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento reunirá 15 pilotos provenientes de diversos estados brasileiros.

O piloto responsável pelo voo do balão em formato de cegonha é o paranaense Mauro Leandro Chemin, 53 anos. Ele confirma que por onde o balão passa, surpreende. O balão já foi atração em diversos países, inclusive do Festival Internacional de Balonismo em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos. Chemin voa desde 1995, possui perto de três mil horas de voo, das quais 800 horas são só de balão shape.

O balão foi criado para chamar a atenção de adolescentes, conscientizando sobre as implicações de gestações precoces não-programadas e informando os meios para evitá-las. Paralelamente, quer também alertar mulheres em idade reprodutiva para que não posterguem por muito tempo o momento de ter filhos. Desta forma, diminui o risco de não poder tê-los na hora desejada.

CAMPEONATO GAÚCHO

Junto ao festival acontecerá a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo. A primeira etapa foi realizada em Torres, em abril, e teve como vencedor o piloto Murilo Gonçalves. A etapa local será realizada nos dias 7 e 8 quando os balões saem de diferentes pontos da cidade e precisarão atingir alvo fixado no campo do Edmundo Feix, mas sem pousar no gramado. O evento é organizado pela Federação Gaúcha de Balonismo.

NORMAS
Para ser piloto de balão de ar quente é preciso ser maior de 18 anos e tirar uma licença de piloto emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cumprindo pelo menos 16 horas de voo com um instrutor. A habilitação tem validade internacional.

Em média, são utilizados 45 kg de gás propano por hora para manter o balão voando, de acordo com as condições da temperatura, dos ventos e do número de pessoas a bordo. O balão, como outras aeronaves, passa por revisões periódicas e manutenção, sempre que preciso, para garantir as condições de segurança de voo.

PILOTOS CONFIRMADOS
1 Amarildo Tostes / São Paulo
2 André Ibanhes / Florianópolis – SC
3 Diego Bueno / Torres – RS
4 Fabio Lopes / Torres – RS
5 Graco Magnus / Torres – RS
6 João Justo / Torres – RS
7 Laís Pinho / Torres – RS
8 Macleitiane Ecker / Carazinho – RS
9 Mauro Leandro Chemin / Curitiba – PR
10 Murilo Gonçalves / Balneário Gaivota – SC
11 Murilo Hoffmann / Torres – RS
12 Paulo Cesar de Souza Farias / Torres – RS
13 Reni Pinho / Torres – RS
14 Ricardo Lima / Torres – RS
15 Sérgio Jung / Venâncio Aires – RS

Informações do repórter Cristiano Wildner/Jornal Folha do Mate
Super Tarde
Apresentação: Marioni Wendt
2ª a 6ªfeira, das 13h às 15h