9 9223-8585
NOTÍCIAS
08.10.2021 - 10h24
Abertas as inscrições para o 1º Festival Gastronômico e Cultural de Venâncio Aires
Evento vai estimular a criatividade e a inovação da gastronomia local, com foco na valorização da proteína animal
Venâncio Aires se prepara para receber, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a primeira edição do Festival Gastronômico e Cultural, em alusão aos 130 anos da cidade. O evento, que vai ocorrer no Parque do Chimarrão, e tem o intuito de promover um reencontro de costumes e sabores, com foco na valorização da proteína animal, grande aposta de diversificação agrícola e econômica de Venâncio Aires para os próximos cinco anos.

Ao incentivar a gastronomia local, o Festival propõe ainda a realização do 1º Concurso Gastronômico de Venâncio Aires, com participação exclusiva de estabelecimentos locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.festivalgastrocultural.com.br por tempo indeterminado, ou até que as vagas se esgotem. Podem participar estabelecimentos como bares, restaurantes, pubs, foodtrucks e comércios de alimentação em geral. “O objetivo é estimular uma disputa saudável entre os participantes, com foco na criatividade e a inovação da gastronomia servida em pequenas porções, através da temática de comida de rua e finger food (porções que podem ser consumidas com as mãos), a partir da valorização e da presença obrigatória da proteína animal (frango, suíno e bovino)”, explica o coordenador do evento, Mateus Becker.

Premiação

Os pratos participantes do concurso serão avaliados por critérios como apresentação, sabor, criatividade, aplicabilidade e conceito. O júri fará uma degustação às cegas e as três criações mais pontuadas serão premiadas com troféu e avental. Mais informações e detalhes do regulamento podem ser conferidos no site do concurso. O limite de participantes do Concurso Gastronômico, bem como do Festival, será de 18 estabelecimentos, sendo 12 espaços para estandes e seis para foodtrucks.

Saiba mais sobre o Festival

O 1º Festival Gastronômico e Cultural de Venâncio Aires vai ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Parque do Chimarrão, com entrada gratuita e acesso pelo Pórtico do Ginásio Poliesportivo. Na sexta-feira, 29, o evento ocorre das 19 horas até à meia-noite. No sábado, 30, das 14 horas até meia-noite. Já no domingo, 31, as atividades acontecem das 11 às 20 horas. O ponto central do Festival será a valorização da proteína animal, promovendo um reencontro de costumes e sabores. Paralelo ao evento, será realizado o 1º Concurso Gastronômico de Venâncio Aires, com premiação dos três melhores pratos. Além da gastronomia, o evento contará com outros atrativos como Espaço do Chimarrão, Espaço das Cervejarias e atrações acústicas e pockets, respeitando o momento e os protocolos sanitários vigentes.

Conforme o protocolo de medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, construído e aprovado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) do Município de Venâncio Aires, somente pessoas vacinadas – com uma ou duas doses, conforme o plano vacinal – terão acesso ao evento, mediante apresentação da carteira de vacinação e/ou do comprovante e-SUS. O uso de máscara será obrigatório, bem como a higienização das mãos e o distanciamento de dois metros ao circular pelo evento. Será permitido o consumo de alimentos e bebidas somente com o público sentado, em mesas com lugares para até oito pessoas. Haverá marcação visual em locais de formação de filas. A capacidade limite do evento é de 800 pessoas simultaneamente.